ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTE NO DIA DE HOJE.
LINK DO VÍDEO:
Bienal de São Paulo na Cultura
Bienal de São Paulo na Cultura - Parte 2
Bienal de São Paulo na Cultura - Parte 3
#30bienal (Workshop) Identidade Visual - Introdução
1951 - Primeira Bienal de Arte de São Paulo
18 a Bienal de São Paulo (1985) - TV Cultura (programa 2/3)
18 a Bienal de São Paulo (1985) - TV Cultura (programa 3/3)
LINK DO VÍDEO:
A
5ª BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA MAIA -2017
BIENAL
DE VENEZA 2017 - GIARDINI - PARTE 1 #VIVIEUVI
BIENAL
DE VENECIA 2017 RECORRIDO ART
A
arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o
original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se
caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem
mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu
trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho
religioso ou político. Esta era da história da arte nasceu em meados do século
XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra
Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a
industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na
pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera
cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com
certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.
Os artistas passam a questionar a própria linguagem artística, a imagem em si,
a qual subitamente dominou o dia-a-dia do mundo contemporâneo. Em uma atitude
metalinguística, o criador se volta para a crítica de sua mesma obra e do
material de que se vale para concebê-la, o arsenal imagético ao seu alcance. Nos
anos 60 a matéria gerada pelos novos artistas revela um caráter espacial, em
plena era da viagem do Homem ao espaço, ao mesmo tempo em que abusa do vinil.
Nos 70 a arte se diversifica, vários conceitos coexistem, entre eles a Op Art,
que opta por uma arte geométrica; a Pop Art, inspirada nos ídolos desta época,
na natureza celebrativa desta década – um de seus principais nomes é o do
imortal Andy Warhol; o Expressionismo Abstrato; a Arte Conceitual; o
Minimalismo; a Body Art; a Internet Street e a Art Street, a arte que se
desenvolve nas ruas, influenciada pelo grafit e pelo movimento hip-hop. É na
esteira das intensas transformações vigentes neste período que a arte
contemporânea se consolida. Ela realiza um mix de vários estilos, diversas
escolas e técnicas. Não há uma mera contraposição entre a arte figurativa e a
abstrata, pois dentro de cada uma destas categorias há inúmeras variantes.
Enquanto alguns quadros se revelam rigidamente figurativos, outros a muito
custo expressam as características do corpo de um homem, como a Marilyn Monroe
concebida por Willem de Kooning, em 1954. No seio das obras abstratas também se
encontram diferentes concepções, dos traços ativos de Jackson Pollok à
geometrização das criações de Mondrian. Outra vertente artística opta pelo
caos, como a associação aleatória de jornais, selos e outros materiais na obra
Imagem como um centro luminoso, produzida por Kurt Schwitters, em 1919. Os
artistas nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos
materiais em suas mãos. As possibilidades e os caminhos são múltiplos, as
inquietações mais profundas, o que permite à Arte Contemporânea ampliar seu
espectro de atuação, pois ela não trabalha apenas com objetos concretos, mas
principalmente com conceitos e atitudes. Refletir sobre a arte é muito mais
importante que a própria arte em si, que agora já não é o objetivo final, mas
sim um instrumento para que se possa meditar sobre os novos conteúdos impressos
no cotidiano pelas velozes transformações vivenciadas no mundo atual.
LINK
DO VÍDEO:
O
que é arte contemporânea?
ARTE
CONTEMPORÂNEA
A
Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na
segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial,
por isso é denominada de arte do pós-guerra.
A
Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de
pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas
inovadoras.
Do
latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto)
e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época.
Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.
RESUMO
Após
a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o novo panorama é caracterizado pelo
avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas
tecnologias e mídias, as quais se mesclam com a arte oferecendo assim, novas
experiências artísticas-culturais pautadas principalmente, nos processos
artísticos em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem.
Nesse
sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a
atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao
mesmo tempo que reflete sobre ela.
Foi
dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte
Moderna, abandonando diversos paradigmas e trazendo valores para a constituição
de uma nova mentalidade, ao mesmo tempo que abriu espaço para diversidade de
estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança,
música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances,
happenings, instalações, videoarte, etc.).
Em
outras palavras, a mudança da era industrial (moderna) para a era tecnológica
da Informação e Comunicação (contemporânea), proporcionou mudanças
significativas no campo da cultura e das artes, embora a arte contemporânea
abrigue diversos valores da arte moderna, tal qual as inovações e
experimentações artísticas bem como a diluição de fronteiras entre formas
artísticas.
MOVIMENTOS
ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS
Imbuídos dos ideais
que alicerçam a arte contemporânea, surgem diversos movimentos ou escolas
artísticas vanguardistas que buscaram romper com a Arte Moderna, ligada ao
consumo, para dar lugar à arte contemporânea, relacionada com a comunicação, a
saber:
- Arte Conceitual
- Arte Povera
- Arte Cinética
- Pop Art
- Op Art
- Expressionismo Abstrato
- Minimalismo
- Hiper-realismo
- Action Painting
- Land Art
- Street Art
- Body Art
LINK
DO VÍDEO:
Medo
da Arte Contemporânea
Arte
Conceitual
Jornalista
critica o vale tudo na arte contemporânea
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
As
principais características da arte contemporânea são:
- Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias
- Subjetividade e liberdade artística
- Efemeridade da arte
- Abandono dos suportes tradicionais
- Mescla de estilos artísticos
- Utilização de diferentes materiais
- Fusão entre a arte e a vida
- Aproximação com a cultura popular
- Questionamento sobre a definição de arte
- Interação do espectador com a obra
ARTE
CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
A
partir da década de 50, no Brasil, movimentos vanguardistas se desenvolveram,
do qual se destaca o Neoconcretismo. Muitos foram os artistas que fomentaram a
arte contemporânea no país, dos quais merecem destaque:
- Hélio Oiticica (1937-1980)
- Lygia Clark (1920-1988)
- Lygia Pape (1927-2004)
- Almícar Castro (1920-2002)
- Aluísio Carvão (1920-2001)
- Franz Weissmann (1911-2005)
- Hércules Barsotti (1914-2010)
- Willys de Castro (1926 - 1988)
- Cildo Meireles (1948-)
- Ferreira Gullar (1930-2016)
- Romero Britto (1963-)
PRINCIPAIS
ARTISTAS
No
cenário mundial, alguns artistas merecem destaque na composição de obras
contemporâneas:
- Robert Smithson (1938-1973): artista estadunidense
- Jackson Pollock (1912-1956): pintor estadunidense
- Marina Abramovic (1946-): artista performática sérvia
- Rebecca Horn (1944-): artista alemã
- Richard Serra (1939-): escultor estadunidense
NEOCONCRETISMO
O
Neoconcretismo ou Movimento Neoconcreto foi uma corrente das artes (plásticas,
escultura, performances, literatura) que surgiu em fins da década de 50 no Rio
de Janeiro, em oposição ao Movimento Concretista, de São Paulo. O
Neoconcretismo, influenciado pelas ideias da fenomenologia do filósofo francês Merleau-Ponty
(1908-1961), foi considerado como o “divisor de águas” na história das artes
visuais no Brasil, sendo seus precursores o poeta maranhense Ferreira Gullar e
a artista plástica mineira Lygia Clark. Note que o Movimento Neoconcreto (Grupo
Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação
artística, o qual criticava o racionalismo, objetividade e o dogmatismo
geométrico dos concretistas paulistas (Grupo Ruptura). Para
tanto, essa contradição de ideias foram os elementos propulsores dos ideais dos
artistas neoconcretos, ou seja, propor uma arte mais libertária contra o
cientificismo técnico, o exacerbado racionalismo da “arte pela arte” em que
estavam pautados os concretistas ortodoxos de São Paulo. Em resumo, os
concretistas paulistas acreditavam que a forma era o principal elemento da
arte, em detrimento do conteúdo, visto como mais importante pelos artistas
neoconcretos.
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