sábado, 1 de dezembro de 2018

ARTE E TECNOLOGIA

ARTE E TECNOLOGIA


A linha de pesquisa Arte e Tecnologia tem por objetivo o estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história, interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, análises teóricas, históricas e reflexões sobre as consequências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo. Esta linha de pesquisa propõe-se, também, a elaborar reflexões sobre as consequências das possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte. Sabe-se que nos dias atuais o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias ao alcance dos artistas tem possibilitado criações antes não imaginadas, seja pela abrangência dos meios de comunicação, como pelas possibilidades de criações interdisciplinares. Tais fatos têm alterado muito o perfil do artista criador, incorporando às novas criações equipamentos multimídia, criações de ambientes imersivos, experiências artísticas multissensoriais, utilização de códigos de programação e criações artísticas elaboradas por profissionais outros que não aqueles com formação artística exclusiva, com é o caso de designers, matemáticos, cientistas da computação e demais profissionais. A utilização do computador como parte dos instrumentos e mídias de criação em arte é muito recente e remonta aos anos 60 do século XX. Assim, ainda é preciso estruturar reflexões e estudos sobre as consequências dessas novas possibilidades recursivamente redimensionadas, bem como “desenhar” sua história. Outrossim, as múltiplas e crescentes possibilidades que os meios digitais permitem, sobretudo as novas relações entre arte, tecnologia e ciência, têm feito das universidades o local ideal para o desenvolvimento de pesquisas na área. Para o melhor desenvolvimento de conteúdos que permitam reflexões e teses de doutorado consistentes, as disciplinas criadas atendem os seguintes conteúdos da linha de pesquisa: história das criações em mídias digitais; crítica, estética e mídias digitais; poéticas em mídias digitais; arte e realidade virtual; arte, interfaces e interações. Com relação à história das criações em mídias digitais, propõe-se o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao uso dos equipamentos digitais para criação artística, abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo e som, as propostas de criações de realidade virtual em cavernas digitais, as obras de arte com abrangência multissensorial (que utilizam sensores e equipamentos estimuladores dos diversos sentidos como capacetes e os wearable computers), jogos, criações à distância em tempo real, obras interativas e ambientes imersivos, dentre outras manifestações. O conteúdo a serem desenvolvidos em crítica, estética e mídias digitais relacionam-se a estudos teóricos relativos às mudanças e possibilidades permitidas pelas novas mídias, a análises comparativas entre estas e as mídias tradicionais de arte, suas consequências sobre a cultura atual e o modo de apreciar as obras artísticas.




LINK DO VÍDEO:


Disney Pixar España | Toy Story 3 Animando.


Produccion de peliculas animadas en 3D.


QUER SER UM GAMER DESIGNER VEJA ALGUMAS DICAS.


Arte e Tecnologia

Eisntein provou que o tempo e o espaço são relativos, mas coube a tecnologia propriamente dita por isso as escancaras, e mais precisamente, se podemos contar o tempo pela evolução tecnológica, o maior desenvolvimento da tecnologia diminuiu cada vez mais o seu próprio tempo necessário à sua evolução. E a cultura, como parte do homem e de seu mundo não se manteve imune, a arte foi indubitavelmente atingida. É fácil encontrar exemplos nos quais a tecnologias funcionam como veículo comunicativo, divulgador e parte integrante da arte, ou ainda de uma pseudo-arte: a televisão, a rádio, a internet, propalam informações diversas em seus funcionamentos, e aliás, transportar é a premissa deste, afinal, o que seria de todos esses equipamentos sem seu caráter comunicativo? Em especial esta tecnologia não transforma a arte em questão intencionalmente em sua essência, no entanto, ou deixa a arte intocada ou a adapta, de forma que como exemplo: um concerto transmitido via internet, não altera a arte em substância, no caso a música, porém sabemos que não é a mesma sensação de como assistir in loco. Em outros casos se tenta dar uma originalidade independente as artes que são derivadas de uma mesma, como nos casos das telenovelas, dos seriados e do cinema em relação ao teatro, de certo é claro que estes últimos são diferentes entre si, mas cabe reconhecer que são todos derivados do teatro, e que por exemplo, se não tivesse a televisão (divulgador tecnológico) as telenovelas seriam recitais teatrais, o mesmo para os seriados e o cinema, ou seja, a arte não foi alterada em sua essência e sim adaptadas pela tecnologia. Utilizar a tecnologia como parte da expressão artística é a grande mudança que chegou com a evolução. Essa relação entre arte e tecnologia acompanha a história da humanidade, mas hoje as possibilidades de criação são tantas que é difícil estabelecer a fronteira entre uma e outra. Podemos observar no teatro no trabalho do diretor e ator Bob Wilson, como ele faz seu teatro pós-dramático utilizando de recurso técnicos para seu trabalho, utilizando luz, efeitos visuais para dar maior expressionismo à sua arte.


LINK DO VÍDEO:

Arte e tecnologia


FILE 2016 - ARTE E TECNOLOGIA - #VIVIEUVI,



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