ARTE E TECNOLOGIA
A
linha de pesquisa Arte e Tecnologia tem por objetivo o estudo e desenvolvimento
de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história,
interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, análises teóricas,
históricas e reflexões sobre as consequências dessas criações nas diversas
culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo. Esta
linha de pesquisa propõe-se, também, a elaborar reflexões sobre as consequências
das possibilidades fornecidas pelas novas tecnologias no ensino da arte.
Sabe-se que nos dias atuais o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas
tecnologias ao alcance dos artistas tem possibilitado criações antes não
imaginadas, seja pela abrangência dos meios de comunicação, como pelas
possibilidades de criações interdisciplinares. Tais fatos têm alterado muito o
perfil do artista criador, incorporando às novas criações equipamentos
multimídia, criações de ambientes imersivos, experiências artísticas multissensoriais,
utilização de códigos de programação e criações artísticas elaboradas por
profissionais outros que não aqueles com formação artística exclusiva, com é o
caso de designers, matemáticos, cientistas da computação e demais
profissionais. A utilização do computador como parte dos instrumentos e mídias
de criação em arte é muito recente e remonta aos anos 60 do século XX. Assim,
ainda é preciso estruturar reflexões e estudos sobre as consequências dessas
novas possibilidades recursivamente redimensionadas, bem como “desenhar” sua
história. Outrossim, as múltiplas e crescentes possibilidades que os meios
digitais permitem, sobretudo as novas relações entre arte, tecnologia e
ciência, têm feito das universidades o local ideal para o desenvolvimento de
pesquisas na área. Para o melhor desenvolvimento de conteúdos que permitam
reflexões e teses de doutorado consistentes, as disciplinas criadas atendem os
seguintes conteúdos da linha de pesquisa: história das criações em mídias
digitais; crítica, estética e mídias digitais; poéticas em mídias digitais;
arte e realidade virtual; arte, interfaces e interações. Com relação à história
das criações em mídias digitais, propõe-se o desenvolvimento de conteúdos
relacionados ao uso dos equipamentos digitais para criação artística,
abrangendo desde as primeiras manifestações estéticas com o uso de
computadores, passando por criações em multimídia, envolvendo fotografia, vídeo
e som, as propostas de criações de realidade virtual em cavernas digitais, as
obras de arte com abrangência multissensorial (que utilizam sensores e
equipamentos estimuladores dos diversos sentidos como capacetes e os wearable
computers), jogos, criações à distância em tempo real, obras interativas e
ambientes imersivos, dentre outras manifestações. O conteúdo a serem
desenvolvidos em crítica, estética e mídias digitais relacionam-se a estudos
teóricos relativos às mudanças e possibilidades permitidas pelas novas mídias,
a análises comparativas entre estas e as mídias tradicionais de arte, suas consequências
sobre a cultura atual e o modo de apreciar as obras artísticas.
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DO VÍDEO:
Disney
Pixar España | Toy Story 3 Animando.
Produccion
de peliculas animadas en 3D.
QUER
SER UM GAMER DESIGNER VEJA ALGUMAS DICAS.
Arte e Tecnologia
Eisntein provou que o
tempo e o espaço são relativos, mas coube a tecnologia propriamente dita por
isso as escancaras, e mais precisamente, se podemos contar o tempo pela
evolução tecnológica, o maior desenvolvimento da tecnologia diminuiu cada vez
mais o seu próprio tempo necessário à sua evolução. E a cultura, como parte do
homem e de seu mundo não se manteve imune, a arte foi indubitavelmente
atingida. É fácil encontrar exemplos nos quais a tecnologias funcionam como veículo
comunicativo, divulgador e parte integrante da arte, ou ainda de uma
pseudo-arte: a televisão, a rádio, a internet, propalam informações diversas em
seus funcionamentos, e aliás, transportar é a premissa deste, afinal, o que
seria de todos esses equipamentos sem seu caráter comunicativo? Em especial
esta tecnologia não transforma a arte em questão intencionalmente em sua
essência, no entanto, ou deixa a arte intocada ou a adapta, de forma que como
exemplo: um concerto transmitido via internet, não altera a arte em substância,
no caso a música, porém sabemos que não é a mesma sensação de como assistir in
loco. Em outros casos se tenta dar uma originalidade independente as artes que
são derivadas de uma mesma, como nos casos das telenovelas, dos seriados e do
cinema em relação ao teatro, de certo é claro que estes últimos são diferentes
entre si, mas cabe reconhecer que são todos derivados do teatro, e que por
exemplo, se não tivesse a televisão (divulgador tecnológico) as telenovelas
seriam recitais teatrais, o mesmo para os seriados e o cinema, ou seja, a arte
não foi alterada em sua essência e sim adaptadas pela tecnologia. Utilizar a tecnologia
como parte da expressão artística é a grande mudança que chegou com a evolução.
Essa relação entre arte e tecnologia acompanha a história da humanidade, mas
hoje as possibilidades de criação são tantas que é difícil estabelecer a
fronteira entre uma e outra. Podemos observar no teatro no trabalho do diretor
e ator Bob Wilson, como ele faz seu teatro pós-dramático utilizando de recurso
técnicos para seu trabalho, utilizando luz, efeitos visuais para dar maior
expressionismo à sua arte.
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DO VÍDEO:
Arte
e tecnologia
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2016 - ARTE E TECNOLOGIA - #VIVIEUVI,
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